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Serviço de Atendimento ao Cliente Guanabara

Precisando de ajuda? Nós temos respostas rápidas para as suas perguntas. Conheça nossas Perguntas mais Frequentes.

Perdi a minha identidade, com qual documento posso embarcar?

Carteira de identidade (RG), Carteira de registro profissional (CRA, CREA, OAB, CRM, etc), Carteira de Trabalho ou qualquer outro documento oficial com foto.

Não recebi o comprovante de compra via internet, tenho como obter uma 2ª via?

Assim que a compra é efetuada e a venda é confirmada pela operadora do cartão, é encaminhado ao e-mail cadastrado no site da Expresso Guanabara um comprovante informando que a venda foi efetuada. Mas caso o cliente não receba tal documento é só o mesmo comparecer a uma de nossas agências credenciadas, munido do documento de identidade original ou cópia autenticada que a passagem será emitida.

Comprei a passagem pela Internet mas preciso alterar alguns dados no bilhete (data ou horário) como devo proceder?

Para realizar qualquer alteração no bilhete adquirido via internet, o mesmo terá que ser emitido e depois alterado, pois trata-se de um documento fiscal. Ressaltamos ainda que este procedimento deve ser executado pessoalmente, em uma das unidades indicadas no site da empresa como local onde é possível retirar bilhete comprado pela internet, no máximo até 3(três) horas antes do horário de início da viagem, conforme Decreto 2521/98.

A partir de quantos anos, o menor pode viajar sozinho?

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente a apresentação de Autorização de Viagem para Menores, expedida pelo juizado, só será exigido para criança menor de 12 (doze) anos de idade, viajando acompanhado de terceiros. Para viajar em companhia de pais ou parentes (avós, irmãos, tios) o responsável e o menor terão que apresentar documentos que tenham fé pública (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho etc) original ou cópia autenticada. Não são aceitas carteiras de convênios médicos, carteira de estudante e similares. Acima dos 12 (doze) anos de idade e estando o menor devidamente identificado não é necessária autorização judicial.

A partir de quantos anos criança paga passagem?

Crianças de até cinco anos podem viajar sem pagamento de passagem, limitado a uma criança por responsável, desde que não ocupem poltronas e observadas as disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores. Para o embarque é necessário a apresentação do Registro de Nascimento ou Carteira de Identidade do menor, original ou cópia autenticada, se este for viajar em companhia dos pais, avós e outros parentes amparados pela Lei, caso contrário além de apresentar um dos documentos citados ainda será necessário Autorização Judicial. Ressaltamos que no momento da compra da passagem, o cliente deve informar que vai embarcar com uma criança menor de 6 anos de idade, pois mesmo não ocupando poltrona, será emitida o comprovante de gratuidade da criança.

Quais os meus direitos e deveres em relação a bagagem?

  • Bagageiro: Cada passageiro tem direito ao transporte gratuito no bagageiro de volumes com dimensões máximas de 1 metro em qualquer sentido e volume máximo de 300 decímetros cúbicos cada um e peso máximo total (todos os volumes) de 30 kg. Excedido o limite de peso a empresa poderá cobrar pelo excesso.
  • Excesso de bagagem: A cada quilo ou metro cúbico acima do permitido, o passageiro pagará 0,5% do valor do bilhete de passagem.
  • Não é permitido o embarque de objetos frágeis sem embalagem adequada, líquidos e gases de qualquer natureza inflamáveis ou não, substâncias tóxicas ou corrosivas e qualquer tipo de produto que exale odor forte (ex. pimenta, alho e outros);
  • Porta Embrulhos: Máximo de 5 kg por passageiro. Não é permitido o transporte no porta-embrulhos de volumes roliços ou de qualquer natureza que comprometa a segurança, conforto e higiene dos demais passageiros.
  • Os objetos transportados dentro dos ônibus, são de responsabilidade do usuário.

Atenção! O ônibus não é veículo apropriado para o transporte de alimentos destinados ao consumo humano (ex. queijo, linguiça, pescados e outros) por não atender as exigências da ANVISA de garantia de integridade e qualidade a fim de impedir a contaminação e deterioração do produto. Esses produtos devem ser transportados em veículos apropriados e com a respectiva documentação sanitária;

Não compareci ao embarque, perco o bilhete?

Você poderá remarcar o bilhete não utilizado para viajar na mesma linha, em outra data de sua escolha até 1 (um) ano após a data de emissão. Para assegurar este direito terá que se dirigir a uma de nossas agencias pessoalmente, levando o bilhete e o RG original quando desejar viajar. Será cobrado 20% de multa pela remarcação, conforme resolução da ANTT de Nº 4432.

Passagens comprada com valor de tarifa promocional é válida somente para a data e horário escolhidos na ato da compra. De acordo com a resolução nº 4282 da ANTT, para a mudança de data e/ou horário da viagem, o passageiro deverá consultar a disponibilidade de assentos e pagar a diferença tarifária e taxas correspondentes, caso existam.

Lei Federal Nº 11.975/09 de 07 de julho de 2009.

art. 1º os bilhetes de passagens adquiridos no transporte coletivo rodoviário de passageiros intermunicipal, interestadual e internacional terão validade de 1 (um) ano, a partir da data de sua emissão, independentemente de estarem com data e horários marcados.

Como devo proceder para alterar o bilhete?

A partir da confirmação da compra até 3 (três) horas antes do horário de viagem marcado, você poderá efetuar a troca do seu bilhete sem cobrança de multa. Após esse período até a validade do bilhete (um ano) só poderá ser realizado a troca e será cobrada multa de 20% sobre o valor da passagem, conforme regulamentação vigente. No caso de mudança para categoria superior, o passageiro arcará com a diferença no valor e no caso da categoria inferior, a empresa devolverá a diferença para o passageiro, abrangendo no caso, o passageiro idoso (desde que tenha idade mínima de 60 anos e que tenha renda igual ou inferior a 2 salários mínimos) que optou pelo desconto de 50% na passagem interestadual.

Passando o período e 3 (três) horas antecedentes da viagem, só será permitida a remarcação

Passagens comprada com valor de tarifa promocional é válida somente para a data e horário escolhidos na ato da compra. De acordo com a resolução nº 4282 da ANTT, para a mudança de data e/ou horário da viagem, o passageiro deverá consultar a disponibilidade de assentos e pagar a diferença tarifária e taxas correspondentes, caso existam

Conforme Lei Federal Nº 11.975/09 de 07 de julho de 2009.

art. 2º antes de configurado o embarque, o passageiro terá direito ao reembolso do valor pago do bilhete, bastando para tanto a sua simples declaração de vontade parágrafo único. nos casos de solicitação de reembolso do valor pago do bilhete por desistência do usuário, a transportadora disporá de até 30 (trinta) dias, a partir da data do pedido, para efetivar a devolução.

Atendimento por WebCHATE-mail ou pelo telefone 0800 728 1992

Programa Afetividade

Você ainda não é cliente Afetividade Guanabara?

Para facilitar ainda mais a vida dos clientes, a Guanabara implantou mudanças no Programa Afetividade. Uma delas é que agora é possível fazer o cadastro pela internet www.viajeguanabara.com.br, bastando para isso informar os dados solicitados como nome completo endereço e outros. A adesão ao programa é imediata e após  preenchimento do formulário, o cliente recebe em seu e-mail a confirmação de seu cadastro. Com esse número já será possível começar pontuar na próxima viagem. É simples, rápido, prático e seguro. A inscrição continua sendo gratuita, o layout do cartão poderá ser impresso a qualquer momento pelo cliente.

Como acumular pontos com o seu cadastro?

A cada viagem realizada em qualquer uma das linhas operadas pela Expresso Guanabara e que tenha pelo menos 200km (duzentos quilômetros), você ganha pontos no seu cadastro Afetividade. Os pontos serão disponibilizados na conta do participante em até 7 dias após a data e hora da viagem constante no bilhete de passagem.

Como utilizar os pontos?

A cada 10 (dez) pontos acumulados, o participante do Programa Afetividade Guanabara terá direito a uma viagem prêmio (cortesia) para qualquer destino que seja atendido regularmente pela Expresso Guanabara.

Quando não poderei utilizar a viagem prêmio (cortesia)?

As viagens prêmio (cortesias) não terão validade nos meses de Janeiro, Junho, Julho e Dezembro, bem como no período do Carnaval, Semana Santa, Eleições e Feriados nacionais e estaduais.

  • Carnaval(quinta-feira anterior à quinta-feira posterior);
  • Semana Santa (terça-feira anterior à terça-feira posterior);
  • Eleições (dois dias anteriores à dois dias posteriores);
  • Feriados (dois dias anteriores à dois dias posteriores);

Nos feriados estaduais não serão emitidas cortesias na origem da cidade (município) que faça parte do referido estado.

Qual é o prazo para entrega do Cartão Afetividade?

A adesão ao programa é imediata e após o preenchimento do formulário, o cliente recebe em seu e-mail a confirmação de seu cadastro. Com esse número já será possível começar pontuar na próxima viagem. É simples, rápido, prático e seguro. A inscrição continua sendo gratuita, o layout do cartão poderá ser impresso a qualquer momento pelo cliente.

 

Atendimento por WebCHATE-mail ou pelo telefone 0800 728 1992